8 dicas para aproveitar melhor o seu imóvel pequeno

Práticos, econômicos, acolhedores e fáceis de cuidar, os imóveis pequenos são uma mão na roda e uma ótima opção para quem precisa de um lar funcional e aconchegante. 

 

No entanto, muitos pensam ser um desafio ter uma casa ou um apartamento pequeno e ao mesmo tempo, com uma decoração que seja personalizada. Se este é o seu caso, temos uma boa notícia: com alguns truques, é possível conquistar o melhor visual e otimizar o espaço do seu cantinho.

 

Neste post, você vai conferir várias dicas para otimizar o espaço da sua residência e ideias imperdíveis para explorar todo o espaço disponível no seu imóvel!

 

1. Planeje a decoração do seu lar

Um dos desafios que imóveis pequenos oferecem é justamente conseguir decorá-los e organizá-los de modo que eles atendam às necessidades dos moradores e atendam os desejos e gostos de toda a família. 

 

Para tornar isso possível, é necessário planejar a decoração, colocar no papel o que você deseja em cada ambiente, listar o que é indispensável do que está disposto a abrir mão nos ambientes do lar, analisar qual seria a melhor disposição dos móveis e fazer uma espécie de esboço de como os cômodos vão ficar depois de organizados. 

 

No processo de planejamento, priorize uma iluminação abundante.

2. Evite dividir demais os ambientes do imóvel

O excesso de paredes e divisórias não é aliado de imóveis pequenos, pois encurta ainda mais os ambientes e faz com que pareçam ainda menores. Em vez de dividir completamente, procure integrar os cômodos, de forma a ficarem mais amplos. 

 

As cozinhas americanas são ótimas nesse sentido, pois ao mesmo tempo em que a bancada delimita o espaço, a arquitetura do ambiente favorece a integração dos ambientes e ampliação visual do imóvel. 

 

Outra boa inspiração são os lofts que, em vez de utilizarem paredes para dividir os ambientes, recorrem aos próprios móveis para fazer uma separação mais sutil.

3. Prefira as cores claras

 

Enquanto paredes de cores escuras fazem os imóveis parecerem menores, as cores claras ampliam os espaços visualmente. Sendo assim, prefira sempre tons suaves, como o branco, creme, bege e amarelo. 

 

Isso vai fazer com que a casa pareça maior e mais iluminada. Decore as paredes com espelhos, pois além de deixarem o ambiente mais sofisticado, eles também criam a sensação de amplitude.

4. Invista em móveis planejados

 

Para aproveitar cada cantinho do imóvel e fazer a residência parecer maior, invista em móveis planejados em MDF, laca ou fórmica. 

 

Armários suspensos, gabinetes abaixo da pia, painéis, nichos e prateleiras valorizam a decoração, deixam os cômodos mais funcionais e ainda ajudam efetivamente na otimização do espaço. 

 

Como se não bastasse, permitem a total personalização da mobília de acordo com as preferências e necessidades do dono. 

 

Independentemente de escolher mobília planejada ou não, prefira sempre as portas de correr. Dessa forma, você economiza o espaço que precisaria para abri-las. Se isso te entristece por conta do espelho dentro do armário, lembre-se que uma ótima opção é instalar uma porta espelhada. Isso amplia o quarto e mantém o seu espelho de corpo inteiro.

5. Aposte em um único tipo de piso

 

Embora seja comum instalar porcelanato em áreas frias (banheiro e cozinha) e pisos amadeirados e laminados em áreas quentes (quarto, sala, escritório), o uso de pisos diferentes não é recomendado em casas e apartamentos pequenos, pois encolhe os cômodos e cria recortes visuais. 

 

Se mesmo sabendo disso você quiser usar pisos distintos no seu imóvel, prefira os pisos claros, ainda que os materiais do revestimento sejam diferentes.

6. Cuide da iluminação

 

A luz é uma aliada importante e deve ser usada corretamente para aproveitar e decorar um imóvel pequeno. Valorizar a entrada de iluminação natural é um excelente truque para que o ambiente fique mais bonito e até pareça maior. Capriche ao permitir a passagem de luz nas janelas!

 

Já na iluminação artificial, a opção indireta é melhor que ter apenas uma lâmpada. Contar com spots espalhados pelo imóvel ou mesmo com luminárias ajuda a criar uma sensação de aconchego sem deixar o cômodo escuro.

 

7. Se atente para o espaço de circulação de seu imóvel

 

Não adianta elaborar a decoração perfeita e não conseguir usufruir bem do imóvel. Para evitar acidentes ou desconfortos, é essencial cuidar do espaço de circulação. O ideal é que os moradores possam explorar a área livremente, até mesmo por uma questão de segurança.

 

Então, tome cuidado na hora de planejar a disposição de móveis. Crie “corredores”, como entre o sofá e a mesinha de centro ou entre a parede e as cadeiras da mesa de jantar. Com o uso, veja se é necessário fazer alguma mudança para otimizar os posicionamentos. Assim, a utilização do imóvel se torna a melhor possível!

 

8. Em caso de reforma, conte com mão de obra qualificada

Outra dica importante, que independente do tamanho do seu imóvel vai te ajudar bastante, é buscar profissionais qualificados. Algumas mudanças e reformas na decoração da casa podem exigir tarefas mais complicadas, como a instalação de ganchos, suportes e até mesmo mexer com a fiação elétrica ou com encanamento.

 

Para isso, é sempre bom contar com profissionais qualificados, assim, você evita problemas, dores de cabeça e tem a garantia de contar com um serviço de qualidade. Lembre-se de pesquisar os precedentes da empresa que pretende contratar antes de fechar negócio.

Conclusão

 

Como vimos, um imóvel pequeno pode ser funcional, agradável e bonito. Basta conhecer as suas necessidades e adaptar o local a elas. Com essas dicas, você terá o espaço perfeito para aproveitar o cotidiano com a família!

 

Percebeu que precisa de reformas? Não se preocupe! Descubra como organizar a reforma de sua casa e faça com que a transformação fique dentro do orçamento e do projeto!

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para mais informações, clique aqui e entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + fifteen =