Organizando a reforma: saiba por onde começar

Para muitos, a ideia de reformar a casa pode ser um sonho a ser realizado, deixar o lar com a cara de toda a família. Porém, reformar requer muitas escolhas e pesquisas a serem feitas.

 

O desejo de mudar o ambiente facilmente é associado ao receio do processo, gastar muito tempo, dinheiro e energia. Por outro lado, a transformação em determinados casos pode ser necessária.

 

Nada melhor do que estar preparado e evitar as dores de cabeça do processo. Continue a leitura e confira nossas dicas para fazer com que a sua reforma seja tranquila e organizada!

 

Qual o melhor momento para reformar um imóvel?

 

Reconhecer o momento certo para realizar aquela reforma no imóvel é o primeiro passo. Isso irá evitar tanto mudanças desnecessárias em seu imóvel quanto gastos imprevistos e mal planejados. Para evitar dúvidas, saiba identificar o momento certo.

 

1. Fique de olho nos sinais de gaste em seu lar 

 

De acordo com o uso, é normal que o imóvel precise de alguns ajustes ou reajuste, por isso, fique de olhos bem abertos para os detalhes em seu lar. Por exemplo, caso a rede elétrica ou hidráulica esteja dando problemas com grande frequência, esse pode ser um sinal de que já é hora de considerar uma reforma. 

 

O mesmo vale para acabamentos, pinturas ou revestimentos que estão com uma aparência envelhecidas e gastas. Se planejando bem, tudo vai parecer novinho em folha.

 

2. Considere o tamanho e a possibilidade de crescimento da família

 

Observe o tamanho atual de sua família e considere também a possibilidade de crescimento. A chegada de um filho, parente ou amigo pode ser um fator decisivo para sua reforma.

 

Como organizar a bagunça?

 

Decidiu que é hora de reformar? Então também está na hora de se planejar, pois o descuido e a falta de planejamento podem gerar custos adicionais indesejados e afetar o resultado final de sua obra.

 

Confira essas dicas que selecionamos para te ajudar em sua reforma e saiba quais passos dar!

 

1. Defina quais mudanças irá realizar

 

Defina quais serão as alterações e seja bastante rigoroso, limite-se a eles durante as obras e não saia do seu planejamento. Essa é uma solução para aquela tentação de sempre fazer um pouquinho mais do que foi previsto.

 

Defina se irá comprar móveis, se haverá mudança de cômodos, mudança de pisos, quebra de paredes, etc e faça boas pesquisas de preços. 

 

2. Saiba o que será necessário para a reforma

 

A partir do momento que você sabe quais serão as mudanças, fica muito mais fácil saber o que será necessário para incluir no orçamento. É indispensável definir  quais serão os materiais usados no processo e não sair comprando de forma desorganizada.

 

3. Saiba quais profissionais deverão ser contratados 

 

Dependendo do tamanho e do tipo da reforma, será necessário montar uma equipe específica para o trabalho que será realizado, maior ou menor de acordo com a demanda. Busque profissionais com boas recomendações e que realizem o trabalho da melhor forma possível. 

 

4. Busque ajuda profissional

 

E falando em especialistas, busque o apoio de quem realmente entende sobre construções e decoração se necessário. O projeto de reforma de um arquiteto, por exemplo, traz muito mais segurança, assim como o de um engenheiro.

 

Quais são as autorizações necessárias?

 

Antes de começar uma reforma, saiba quais são as autorizações de que precisará correr atrás para que sua reforma esteja dentro dos conformes. Confira algumas:

 

1. Alvará da Prefeitura 

 

Se sua reforma for afetar a atual estrutura do imóvel, será necessária uma autorização da prefeitura. Deseja criar um cômodo? Vai quebrar uma parede? Deseja aumentar seu imóvel? Tudo isso exige um alvará correspondente. Cada cidade pode ter exigências diferentes, variando de cordo com cada região, então fique de olho e procure se informar para estar um passo à frente. 

 

2. Avise ao condomínio

 

Caso more em um condomínio, não se esqueça de informar ao conselho. Os responsáveis autorizam mudanças específicas na fachada e ainda definem certas regras. Além disso, mesmo que não seja uma regra, também vale avisar os vizinhos para dessa forma evitar desentendimentos. Afinal, a reforma não afeta só a sua rotina, então é justo deixar todos a par do que está acontecendo.

 

3. Proprietário do imóvel em caso de aluguel 

 

Se você for inquilino no imóvel, não faça nenhuma mudança sem antes informar o proprietário, fale sobre suas pretensões e só dê início a reforma assim que tudo for acertado com o dono do imóvel.

 

Como cuidar das finanças com a reforma da casa?

 

Se você acredita que essas mudanças em seu imóvel irão gerar um custo muito alto, fique tranquilo, com os cuidados certos é possível controlar bem as finanças e impedir que o orçamento vire uma completa bagunça. Confira:

 

1. Acompanhe os valores

 

Outro fator importante que deve ser levado em consideração são os valores. Para controlar os gastos, vale utilizar planilhas ou aplicativos específicos com essa finalidade. Nessas ferramentas você pode inserir diariamente os gastos e as despesas com a reforma, tornando mais tranquilo o acompanhamento. 

 

Ao manter um valor disponível para prosseguir com a reforma claro para você, fica muito mais fácil se controlar e controlar os seus gastos para que não excedam o que foi estipulado no planejamento da reforma. Dessa forma, você evita o susto de terminar a reforma da casa com um conta enorme ou no negativo.

 

Confira alguns aplicativos financeiros que podem facilitar a sua vida e te ajudar em seu controle financeiro:

 

 

2. Vigie o cronograma 

 

Para garantir que tudo saia como planejado, acompanhar os processos de perto é fundamental, além de ser uma forma de economizar o seu dinheiro claro. Alguns profissionais são pagos por dia ou hora de trabalho, quando demoram mais, ganham mais e consequentemente você gasta mais. Então fique de olhos bem abertos e acompanhe o cronograma e o desenvolvimento da obra. 

 

3. Tenha um fundo de emergência

 

Imprevistos sempre podem acontecer, mesmo com os devidos cuidados, você pode precisar comprar algum material a mais, refazer algo ou contratar um outro profissional.  Para que isso não comprometa a sua reforma, tenha um fundo de emergência, esse dinheiro extra vai servir para te ajudar em alguns perrengues e não te dar dores de cabeça em caso de imprevistos.

 

Conclusão 

No final das contas, as mudanças são bastante trabalhosas, mas valem muito a pena. Tudo pelo conforto, segurança e comodidade de toda a família.

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhes ajudado a entender um pouco mais os processos de uma reforma e a saber como se organizar para essa mudança.

 

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos. 

 

Venha conhecer melhor a Lopes Contagem, clique aqui e acesse o nosso site.
Grande abraço e até a próxima.

One thought to “Organizando a reforma: saiba por onde começar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × five =