8 dicas para se planejar e comprar seu imóvel

A aquisição de um imóvel é o sonho de muitos brasileiros, que por falta de um bom planejamento, consideram como algo difícil ou até mesmo impossível de se realizar.

Com as facilidades que existem atualmente no mercado imobiliário, a aquisição de um imóvel se tornou muito mais fácil para qualquer perfil de comprador. 

Condições especiais de financiamento imobiliário, utilização do FGTS, entre outras opções, facilitam a compra de um imóvel. Mas não podemos nos esquecer que o planejamento pessoal, especialmente o financeiro, é fundamental para que isso aconteça.

Passos para adquirir um imóvel

É de extrema importância se organizar para fazer boas escolhas e evitar arrependimentos, tanto durante esse processo de compra do imóvel, quanto depois.

Continue lendo e confira 8 passos que destacamos para que você faça uma boa aquisição e evite dores de cabeça.

1. Planeje-se

Comece pelo planejamento, estabeleça seus prazos, sejam eles curtos ou longos. Dependendo de sua urgência, você poderá escolher com mais cautela o tipo certo de imóvel para você e sua família, o que pode ter uma influência direta no preço. 

Com um prazo maior, é possível optar por um imóvel mais espaçoso, escolher uma melhor localização, conferir os lançamentos de imóveis na planta etc, de forma a possibilitar um maior tempo de planejamento.

Já para prazos mais curtos, são necessários alguns cuidados especiais mais específicos, incluindo mais atenção com os detalhes.

Você pode, desde o início da busca, fazer simulações para ter uma base sobre os gastos, valor das parcelas e possíveis condições de pagamento. 

Essas simulações irão te ajudar com a escolha do imóvel e com a organização de suas economias, o que também irá lhe auxiliar nessa etapa de planejamento.

2. Alimente a poupança com uma frequência definida

Provavelmente muitas parcelas da compra do imóvel virão e terão que se adequar a suas demandas e aos seus gastos mensais, por isso, preparação é fundamental.

Separe uma quantia determinada por mês e se comprometa a manter essa parte na poupança até ter uma quantidade suficiente para fazer uma boa entrada e sobrar um pouco para te ajudar nas parcelas.

Ter uma renda extra pode te ajudar a fazer essa poupança e a conciliar as parcelas do imóvel a suas despesas, além disso, ter um bom valor de entrada irá reduzir as parcelas posteriores.

3. Tenha uma boa reserva para emergências

Outro ponto importante que merece sua atenção é manter uma boa reserva de emergência. É sempre bom se prevenir e estar pronto para enfrentar as piores situações.

Com relação a parte financeira não deve ser diferente, esteja preparado financeiramente para qualquer emergência, como uma possível reforma, pagar algum serviço específico, como de mudança, concertos, dentre outros possíveis gastos.

4. Identifique o perfil de imóvel ideal para você

Talvez você ainda não tenha isso claro em mente, mas é interessante já ter uma ideia do que quer que seja levando em consideração, quais são os seus interesses, o dinheiro que já tem guardado e os fatores relacionados a sua rotina.

Um imóvel usado, novo ou na planta, uma casa ou apartamento, dentre outras opções, cada um tem características únicas, que atendem a determinados perfis. Pensando nisso, identifique a opção de imóvel que melhor se encaixe em seus planos e que melhor te atenda.

5. Faça uma boa pesquisa

Pesquise bastante quais as melhores opções de imóveis. Antigamente as pessoas faziam essas pesquisas através dos classificados dos jornais, ou até mesmo em anúncios espalhados pelas ruas.

Mas é fato que a tecnologia facilitou bastante esse processo, permitindo que você faça uma boa busca sem nem ter que sair de casa, através de seu computador ou Smartphone.

Os portais direcionados para pesquisa de anúncios de imóveis são bastante populares e costumam oferecer opções para todos os perfis de possíveis moradores. 

Eles têm ferramentas de buscas que permitem que o comprador em potencial refine sua pesquisa por localização, faixa de preço, número de cômodos e muito mais.

6. Peça a ajuda de seus amigos e familiares

Nesse momento de grandes decisões, é muito importante checar se todos os envolvidos estão de acordo, sempre tome as decisões junto de sua família, já que ela afeta a todos.

Provavelmente, algumas pessoas de seu círculo social, como amigos e familiares, já compraram ou alugaram um imóvel. Essas pessoas podem ter dicas valiosas e te aconselhar com suas experiências. 

Muitas das vezes nos apaixonamos por um imóvel, a ponto de ignorar completamente seus defeitos e suas desvantagens. A ajuda de amigos e familiares nesses momentos também é muito bem vinda e pode te livrar de algumas furadas.

7. Avalie bem  a região

Outro fator de extrema importância na hora de decidir comprar um imóvel, é avaliar bem a região a ser escolhida. De que adianta encontrar a casa perfeita e ela ficar em um bairro com péssima localização?

Por isso, vá visitar o local mais de uma vez  se possível, de preferência em dias e horários diferentes para observar todos os detalhes referentes ao imóvel. 

Observe como é a movimentação, as opções de transporte, comércio e até mesmo a distância de seu trabalho até a região. Todos esses fatores contam pontos na hora de escolher uma boa localização.

8. Tome a melhor decisão

Separe os imóveis de que mais gostou e que se encaixam melhor em seus objetivos, faça visitas, observe os prós e contras dos imóveis e observe se você consegue se ver em seu futuro nessa residência.

Tome a melhor decisão para você e sua família, não aja sem antes se planejar e pensar bem, essa grande decisão deve ser muito bem avaliada por todos os envolvidos. Faça a melhor escolha para você e sua família.

Conclusão

Adquirir o primeiro imóvel, para muitos, é um dos maiores sonhos, se não o maior investimento que será feita durante toda a vida. Por isso, pesquise bastante e tenha certeza de que está fazendo a escolha certa.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Clique aqui e entre em nosso site para conhecer ótimas opções de imóveis disponíveis para venda.

Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eighteen − five =