Planejamento Financeiro Familiar: Dicas para comprar um imóvel

Investir em um imóvel é uma forma segura de investir em conforto e comodidade para você e sua família, investimento esse que para muitos é um sonho.

 

Para evitar as dores de cabeça e os apertos financeiros na hora de fechar o tão esperado negócio, é fundamental ter um bom planejamento financeiro familiar.

 

Ter uma boa organização financeira é extremamente importante, pois você precisa estar preparado para todos os custos ao qual irá se expor, como reformas, documentações, transportadoras etc.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como se preparar e realizar um bom planejamento financeiro familiar que seja eficiente e irá lhe ajudar a adquirir o seu tão sonhado imóvel próprio, confira!

 

1. Faça um bom planejamento financeiro

Essa dica é fundamental, apesar de ser bastante óbvia, merece um certo destaque já que muitas vezes nos envolvemos demais nas atividades do dia a dia, deixando o planejamento financeiro meio de lado.

 

Para desenvolver um bom planejamento, que vai lhe auxiliar na poupança do dinheiro necessário para a realização do sonho de adquirir um imóvel próprio, é preciso manter o controle dos gastos sempre em dia e ter isso no papel para não extrapolar e passar dos limites.

 

Procure criar uma rotina para ter um maior controle. Pelo menos uma vez por mês, dedique um tempo para colocar o planejamento em dia, não se esqueça de verificar se as metas de economia familiar estão sendo alcançadas, se estão caminhando no caminho certo ou se é necessário revê-las.

 

2. Crie suas metas

 

É muito fácil perder o foco quando o assunto é poupar dinheiro, sempre arrumamos gastos e despesas que nos tiram do caminho. Para manter o objetivo e estimular toda a família, estabelecer as metas a  serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

 

Caso sua família precise poupar um determinado valor para dar como entrada em um financiamento, divida o valor final em metas de economia mais modestas a serem alcançadas em curto prazo.

 

3. Quite as dívidas atuais

 

Ao comprar um novo imóvel, as chances são grandes de que você passe a arcar com parcelas mensais. Para facilitar sua organização financeira, portanto, o ideal é diminuir ao máximo a existência de outros compromissos e pendências.

 

Outras dívidas podem se tornar em um obstáculo, ou até mesmo impedir que consiga melhores condições de pagamento para o imóvel desejado.

 

Todos estamos sujeitos a passar por meses ou períodos mais apertados financeiramente falando, pensando nisso, evite ao máximo ter muitas dívidas, o que pode te colocar em uma situação muito complicada mais para frente.

4. Poupe dinheiro

 

Com um planejamento bem estruturado e atualizado, é fácil prever os custos da família ao longo do mês e o quanto é possível poupar nesse período.

 

Procure guardar o dinheiro a ser poupado transferindo-o para uma conta poupança ou fundo de investimento logo no começo do mês ou assim que a quantia já estiver disponível, para dessa forma evitar tentações.

 

A ideia é que o valor a ser poupado seja visto como mais uma conta a ser paga pela família. Essa estratégia evita que a verba seja gasta com outras demandas ao longo do mês.

5. Diminua os custos 

 

Talvez seja necessário diminuir os custos mensais e que seja feita uma manutenção no estilo de vida da família, pelo menos por um certo período de tempo, até que o valor estabelecido como meta seja adquirido.

 

Coloque seus gastos no papel e analise bem, veja onde pode cortar gastos, como evitar comer fora durante a semana, por exemplo, desta forma é possível economizar e ter uma vida mais saudável. A ideia é cortar os gastos supérfluos sem ameaçar o conforto da família.

 

6. Considere as suas alternativas de compra 

 

É raro o caso em que o comprador do imóvel tem o valor total, nessas situações, felizmente existem algumas possibilidades, como financiamentos, consórcio, o uso do FGTS etc.

 

Esteja aberto para estudar as suas possibilidades, entendê-las e identificar a que melhor se adequa a sua situação e ao seu planejamento financeiro familiar.

 

Conclusão 

Os valores envolvidos na compra de imóvel podem parecer um grande comprometimento financeiro e que pode durar muito tempo. Porém, com organização e persistência, é possível realizar o sonho de investir na casa própria.

 

O planejamento financeiro familiar deve se tornar uma rotina e o ideal, é mantê-lo mesmo após a aquisição do imóvel. Para evitar se enrolar com o pagamento das parcelas, como já foi dito, é importante evitar as dívidas. 

 

A partir do momento em que suas ações e planos são elaborados de forma mais estratégica, a possibilidade de obter sucesso na realização do sonho do imóvel próprio é muito maior. 

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado! Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos, é só clicar aqui.

 

Ou entre em nosso site e conheça ótimos imóveis disponíveis para venda, esse pode ser o seu primeiro passo.

 

Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + one =